Wednesday, March 29, 2006

Die Hard

Gosto pá! Gosto bastante do Die Hard (Assalto ao arranha-céus como é brilhantemente traduzido em Portugal) que começa como nenhum filme de acção começa.
A história de um polícia de New York que viaja para a Califórnia de modo a recuperar a sua mulher e o seu casamento. A mulher trabalha nas Nakatomy Towers onde tem um cargo importante, entretanto uns gajos que se fazem passar por terroristas, mas que no fundo são ladrões, tentam arrombar o cofre tomando o pessoal que lá trabalha como refém. Depois blá blá blá, o nosso herói (Bruce Willis na pele de John Maclane) mata todos e salva o dia.
Mas é pá a crueza e o humor latente em qualquer das expressões de Mclane, a classe e frieza de Hans e o estereotipo do alemão do inicio dos anos 90 presente em todos os capangas terroristas, menos um gajo japonês careca de cabelo comprido. Mas é pá pelo menos entre eles os maus da fita falam alemão. As autoridades americanas são pretensiosas e burras, os media querem drama em directo, e o polícia que ajuda o herói tem uma questão psicológica que é ultrapassada no fim.
É um filme completo, com um actor principal que na altura era desconhecido naquelas andanças, com dois actores que foram icones de filmes de baixa qualidade na decada de 90.
Mas é pá temos a fatalidade de um gajo contra muitos, mas sem super-poderes, sem planos elaborados de assassinio do herói de onde ele depois escapa miraculosamente, e a raiva e dor da perda de um familiar como o irmão do Karl, ou da ameaça de perca no caso da mulher do John Mclaine.
Em suma adoro e diverti-mo muito a ver este filme.
Partilhem as vossas opiniões aqui.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Aí está um grande ícon do cinema. É esse e o Indiana Jones, são filmes que nunca se esqueçem. No entanto, se os virmos hoje, parecem cada vez mais ridículos, mas é normal nós hoje temos grandes efeitos especiais junto com enormes palavrões que fazem o fime parecer violento.O horói continua a ser o gajo cómico que salva o dia e os polícias continuam os mesmos americanos que gostam de donuts.
Rita Pablo

6:44 AM  

Post a Comment

<< Home